Aeroalérgenos: os cachorros
- Giuliano Bongiovanni
- 24 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Talvez mais famosos que os gatos, os cachorros estão presentes em cada vez mais residências. Felizmente, são uma fonte de alérgenos um pouco menor que os gatos, talvez por ficarem mais fora de casa, ou serem higienizados com mais frequência.
O principal alérgeno dos cães é o Can f 1 (Canis familiaris), que é produzido independente da raça e encontrado nos pelos, na saliva, e em menor quantidade na urina ou fezes. Nas casas com cachorros, é encontrado 10 000mg/ 1 g de poeira, enquanto que nas casa sem cães, os níveis caem para 0,3mg/ 1g de poeira. Outros alégenos também já foram descritos como Can f 2, Can f 3, Can f 4, Can f 5, Can f 6, Can f 7 e Can f 8.
Importante lembrar que tanto os alérgenos dos cachorros quanto dos gatos podem ser encontrados nas residências sem animais doméstico porque essas partículas podem ser transportadas pelas pessoas pelas roupas.

Referência
1. Compêndio de alergia e imunologia clínica: do básico à prática clínica/ Dirceu Solé, Nelson Augusto Rosário Filho, Norma de Paula Motta Rubini. – São Paulo: Editora dos Editores, 2022
Comments